Na última quarta-feira, 8, a revista Young Animal lançou o capítulo 364 do mangá Berserk, o aguardado e último capítulo de um dos mangás mais famosos de todos os tempos. O capítulo tem 28 páginas e veio acompanhado de uma carta dos editores com informações sobre o futuro da franquia. Leia a tradução:

O autor de Berserk, Kentaro Miura, morreu em 6 de maio desse ano, deixando milhões de fãs ao redor mundo incertos com o destino de sua obra. O último capítulo publicado, no entanto, respondeu essas dúvidas, com um pronunciamento que informa que não há planos para continuar com o mangá.

Miura trabalhou na indústria dos mangás por mais de 30 anos e, além de Berserk, deixa outro mangá sem final, Duranki, produzido com o Studio Gaga. Os dois mangás vão ser lançados em volume fechado no dia 24 de dezembro de 2021.

Kentaro Miura ganha exposição de sua obra

Na última quinta-feira, 9, foi finalmente aberta a exposição sobre o trabalho de Kentaro Miura. Algumas imagens já foram divulgadas pela conta oficial da editora Young Animal.

A exibição foi anunciada ainda em 2020 e tinha planejado a mostra de mais de 200 peças da obra de Miura, além de uma estátua de Zodd, o Imortal, que recebeu cerca de 13 milhões de ienes em financiamento coletivo para que fosse construída.

A exibição estava prevista originalmente para janeiro de 2021 na Sunshine City de Ikebukuro, Tóquio, mas foi adiada devido à pandemia. Em abril, o Twitter oficial da exibição anunciou a nova data, agora para setembro de 2021.

Berserk é publicado desde 1989 e, no Brasil, é publicado pela editora Panini. O mangá teve 3 adaptações em anime. A primeira em 1997 pelo estúdio OLM (Pokemon, Odd Taxi) com 25 episódios, uma trilogia de filmes lançados em 2012 e 2013 pelo estúdio 4⁰ c (Detroit Metal City, Tekkon Kinkreet), e duas temporadas lançados em 2016 e 2017 pelos estúdios Millepensee (Kumo Desu Ga, Nani Ka?, Teekyuu) e Gemba (Kouya no Kotobuki Hikoutai), disponíveis na Crunchyroll.