A Netflix anunciou para seu acervo japonês o filme O túmulo dos vagalumes, de Isao Takahata, um dos grandes nomes do Studio Ghibli. O filme fica disponível por lá a partir de 15 de julho e é o primeiro título do estúdio a ser exibido no Japão.

A Netflix começou a exibir os filmes do estúdio no mundo todo, com exceção dos Estados Unidos, Canadá e Japão, em 2020, mas O túmulo dos vagalumes foi um dos filmes que não entraram no acervo da plataforma. Posteriormente, a HBO Max também colocou em seu acervo os filmes do estúdio e novamente o sucesso de Takahata ficou de fora. Ainda em 2020, a Netflix liberou acesso aos filmes nos EUA e Canadá, mas o Japão sem acesso.

O primeiro título do Ghibli a ficar disponível no Japão via plataforma de streaming foi Zen Grogu to Makkuro Kurosuke (Zen: Grogu e as Criaturas do Studio Ghibli), pelo Disney+.

Segundo o AnimeAnime.jp, o principal motivo para os filmes do Ghibli não estarem em plataformas de streaming no Japão é que seus direitos de exibição por lá são da NTV, que coproduziu todos os filmes do estúdio desde O serviço de entregas de Kiki. Já O túmulo dos vagalumes tem direitos de negociação diferente, o que fez com que o filme ficasse de fora das plataformas oficiais no mundo todo por tanto tempo.

O túmulo dos vagalumes é baseado no livro semiautobiográfico de Akiyuki Nosaka e traz a comovente história de dois irmãos em sua jornada pelos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, quando perdem a mãe em um bombardeio e acabam numa cabana abandonada na floresta tentando sobreviver.

O filme é exibido no Brasil em festivais de cinema e já foi distribuído em Blu-ray e DVD pela Versátil Home Vídeo. O filme entrou no acervo da Netflix em 2024.

Via ANN.