Um dos maiores sites de leitura de mangá da internet teve grande parte de seu acervo retirado do ar nesta noite de quarta-feira, 14 de maio. O Mangadex, site que reúne mangás traduzidos para vários idiomas, incluindo português, recebeu um pedido das editoras japonesas (o temido DMCA) para que o conteúdo delas fosse removido do site.

Um dos membros da equipe chegou a explicar no fórum do site que eles já haviam recebido anteriormente pedidos para a retirada de títulos específicos, com pedidos vindos dos próprios autores, mas nada dessa magnitude.

Mensagem do moderador do fórum do Mangadex sobre a retirada em massa de mangás do site.

Usuários do Mangadex listaram em um tópico no Reddit os mangás que foram removidos. A lista já beira a 100 titulos. Mangás como Sono Bisque Doll, Golden Kamui, Frieren, Nagatoro-san, Dungeon Meshi e Gochiusa foram retirados.

O Mangadex é um site sem fins lucrativos que reúne traduções para diversos idiomas de quadrinhos japoneses, coreanos e chineses (mangá, manhwa e manhua, respectivamente). Na maioria dos casos essas traduções são feitas por grupos de fãs, os scanlators, e as obras traduzidas podem ou não estar sendo lançadas de forma oficial fora do seu país de origem.

Fonte: Reddit.