A Amazon Prime lançou em sua plataforma nesta sexta-feira, 13, os quatro filmes da popular franquia Neon Genesis Evangelion, levando para o mundo todo de forma legalizada e em vários idiomas, incluindo português, o aguardado filme que encerra de uma vez por todas a história.

Pensando nessa estreia, chamamos um dos maiores entendedores de Evangelion do Brasil para dar um rápido panorama dos três filmes da franquia e nos preparar para o quarto e último. Estão prontos? Com a palavra, nosso escritor convidado Leonel do portal Evangelion:BR.


Evangelion 1.11 Você (Não) Está Sozinho


Evangelion: 1.0 You Are (Not) Alone é o primeiro de quatro filmes lançados como a Nova Edição Cinematográfica de Evangelion, também conhecido como Rebuild of Evangelion. Baseado na original série de anime Neon Genesis Evangelion, estreou no Japão no dia 1º de setembro de 2007.

O filme foi produzido e co-distribuído pelo estúdio de Hideaki Anno, o Estúdio Khara, em parceria com a Gainax. Yoshiyuki Sadamoto foi responsável pelo design de personagens, enquanto Ikuto Yamashita foi responsável pelos projetos mecânicos.

O filme centra-se em um jovem adolescente chamado Shinji Ikari, que é chamado por seu pai a pilotar um “robô” gigante conhecido como “Evangelion Unidade 01” para proteger o mundo de criaturas misteriosas conhecidas como Anjos. Vivendo uma vida de solidão e questionando sua própria existência, Shinji se esforça para aceitar a responsabilidade.

O enredo é em grande parte uma adaptação fiel do episódio 01 até episódio 06 do anime original. Enquanto a maioria das cenas e eventos são repetições da série original, alguns se desenrolam de forma diferente com cenas novas ou omitidas.

Evangelion 2.22 Você (não) pode avançar


Evangelion 2.0: You Can (Not) Advance é o segundo filme da série Rebuild of Evangelion. Estreou no Japão em 27 de junho de 2009.

O filme introduz Asuka Langley Shikinami, Ryoji Kaji e a personagem inédita Mari Illustrious Makinami. Uma série de personagens conhecidos e recém-concebidos aparecem ao longo do filme, inclusive novos Anjos e novos locais.

Com algumas alterações aqui e ali na primeira parte, é na segunda metade de Evangelion 2.0 que o enredo começa a se afastar do da série original, culminando em um final que diverge do acontecimento da obra original. Nesse filme vemos um Shinji mais confiante e decidido em suas ações. A primeira metade do filme adapta as partes de ação dos episódios 8 a 12. A segunda metade adapta os principais conflitos dos 18 e 19, além de incorporar o material até o episódio 23.

Evangelion 3.33 Você (Não) Pode Refazer


Evangelion 3.0: You Can (Not) Redo é o terceiro filme, lançado nos cinemas japoneses em 17 de novembro de 2012.

O enredo se afasta acentuadamente de onde Evangelion 2.0 terminou, e é o primeiro filme da série Rebuild a ter inteiramente um material inédito. Praticamente nenhum elemento mostrado no “preview” original de 2.0 permaneceu no trabalho final.

Asuka e Mari são enviadas ao espaço para recuperar um objeto em forma de cruz que orbita misteriosamente. Mas na missão são atacadas por drones da Seele que possuem características de Anjos e Evas. Quando a batalha parece perdida, o grito desesperado de Asuka acorda a criatura contida no objeto orbital… Logo depois, Shinji acorda em um mundo que é diferente de tudo que se lembrava. Aqueles que haviam sido seus amigos, agora desconfiam dele, os Evas são os inimigos e Rei Ayanami está desaparecida. Em meio a confusão, Shinji começa uma amizade com o enigmático Kaworu Nagisa, que o ajuda a entender que sua luta está longe de terminar, e que parece levar, inevitavelmente, ao fim do mundo…


Sobre Leonel
Leonel é o criador e responsável pelo portal Evangelion:BR, fanblog brasileiro sobre Neon Genesis/Rebuild Of Evangelion criado 2010. Ao longo de todos esses anos se tornou um dos principais fanblogs sobre o anime sendo acessado pelo mundo todo.