Foi divulgado pelo site oficial do 74º Festival de Filmes de Locarno, no dia 26 de julho, que o diretor japonês Mamoru Hosoda (Digimon Adventure; Ookami Kodomo no Ame to Yuki) vai receber a primeira premiação Locarno Kids, que acontece em uma nova seção do evento, intitulada Locarno Kids, direcionada à audiência jovem.

Em honra a Hosoda, o festival vai exibir seu filme mais recente, Ryuu to Sobakasu no Hime, no dia 9 de agosto, além de outros filmes importantes de sua carreira, como Mirai no Mirai e Ookami Kodomo no Ame to Yuki, além do anúncio de uma oficina especial dentro da seção Locarno Kids focada nas animações japonesas e suas técnicas.

Hosoda já ganhou diversas premiações durante os últimos anos, com seu filme Mirai no Mirai recebendo o título de Melhor Filme Animado no Festival de Filmes Animados de Stuttgard em 2019; Animação do Ano no 42º Prêmio da Academia Japonesa em 2019; e Melhor Filme Animado Independente no 46º Annie Awards. O filme também chegou a concorrer ao Globo de Ouro em 2018 e ao Oscar em 2019.

O Festival Internacional de Cinema de Locarno é um tradicional evento que acontece anualmente na cidade suíça de Locarno desde 1946, exibindo e premiando grandes obras do cinema internacional. Neste ano, o evento vai de 4 a 14 de agosto e conta com uma diversificada programação que vai desde as premiações, exibições de filmes, entrevistas, oficinas e muito mais.

Fonte: Anime News Network; Site Oficial Locarno 74