Durante a cerimônia Tokyo Anime Award Festival 2021 na manhã de 15 de março, Toshio Suzuki, cofundador do estúdio Ghibli, revelou ao público a morte do animador e amigo Yasuo Ootsuka. O antigo presidente de um dos estúdios mais famosos e bem-sucedidos da atualidade aproveitou a oportunidade ao ser homenageado na premiação para expressar suas condolências pelo amigo de longa data e um dos pioneiros da indústria de animação.

Yasuo Ootsuka foi um dos grandes veteranos na indústria de animação japonesa. Nascido em 11 de julho de 1931 na prefeitura de Shimane, Yasuo começou sua carreira no estúdio Toei Doga, que agora é conhecido como Toei Animation (Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco) em 1956. Em 1958, Ootsuka trabalhou em Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca), o primeiro longa-metragem animado em cores a ser produzido pelo Japão, ao lado de outros grandes nomes da indústria, como Yasuji Mori (Flanders no Inu, Alps no Shoujo Heidi) e Akira Daikuhara (Ali Baba to 40-hiki no Touzoku, Saiyuuki) que também recrutaram Ootsuka.

Capa de A Lenda da Serpente Branca, primeira animação em cores produzida.

Ootsuka trabalhou em diversos projetos onde sua animação foi amplamente elogiada não apenas por sua fluidez, mas por seu realismo, característica essa que seria a maior marca registrada do animador. Ootsuka é considerado por muitos o maior pioneiro do realismo na indústria dos animes, conseguindo mesclar de forma incrível o realismo do nosso mundo com a surrealidade e a magia do movimento que só a animação dentre todas as mídias pode proporcionar. Um dos filmes que mais se aproveitou do talento foi Wanpaku Ōji no Orochi Taiji, lançado em 1963 pela Toei com animação-chave feita por Ootsuka situada no clímax de sua história.

Em 1968, Ootsuka trabalhou ao lado do co-fundador do estúdio Ghibli (Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro) Isao Takahata (Túmulo dos Vagalumes, Kaguya-hime no Monogatari) no longa-metragem Taiyō no Ōji Horusu no Daibōken (Horus: o Príncipe do Sol). Futuramente, Ootsuka trabalhou para o estúdio Shin-Ei Animation (Doraemon, Crayon Shin-chan) e no estúdio Telecom Animation Film (Kimi ni Todoke, Inuyasha).

Em seu currículo, Oostuka também deixa a marca de ter trabalhado ao lado do premiado diretor Hayao Miyazaki (Gake no Ue no Ponyo, Howl no Ugoku Shiro) como diretor de animação e designer de personagens em Mirai Shounen Conan e também no primeiro anime da franquia Lupin III.

Em seus últimos anos, Ootsuka ajudou a criar uma nova geração de animadores trabalhando como instrutor na academia de animação Yoyogi, além de ter escrito diversos livros sobre a indústria de anime, com o principal deles a obra Sakuga Asemamire, que é considerada uma grande fonte de informação sobre a indústria entre as décadas de 60 e 70.

Fonte: Movie Walker Japan, Ghibli World.